A religião egípcia colocava seus deuses como metade homem e metade animal, ou seja tinha uma característica antropozoomórfica. Anúbis, por exemplo, era o deus dos mortos, era representado com cabeça de chacal num corpo de ser humano. Então esse povo acreditava que os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas.
Os egípcios antigos faziam diversas oferendas aos seus deuses, era uma forma de agradecimento aos deuses por ajudarem em suas vidas. No Antigo Egito existiam diversos templos dedicados aos deuses e cada cidade tinha seu deus protetor.
Uma característica forte da religião egípcia era que eles acreditavam na vida após a morte, portanto os ricos quando falecidos eram mumificados e seus órgãos eram retirados e conservados em um recipiente, porque eles acreditavam que posteriormente a pessoa retornaria no mesmo corpo, e os escravos dos Faraós eram enterrados juntos a ele porque acreditavam que na próxima vida o Faraó precisaria desses escravos. Mais tarde, os escravos pararam de ser enterrados juntos aos Faraós, porque passaram a pensar que a família que esse Faraó deixou, precisaria dos escravos. É importante lembrar que no Egito o processo de mumificação ocorria apenas com os ricos e com os Faraós, os "escravos" eram enterrados de outra maneira.
FONTES :
http://www.suapesquisa.com/egito/religiao_egito.htm
Livro texto 1°EM sistema anglo de ensino pág. 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário